O preço do container no frete internacional pode oscilar em certos momentos.
E uma das opções para continuar garantindo uma boa margem de lucro nas importações é o uso do container NOR.
Neste artigo, você irá aprender sobre:
- o que é um container NOR
- porque o container NOR é uma vantagem para importadores
- quais as desvantagens do container NOR
- no que ficar atento ao contratar um container NOR
O que é container NOR?
NOR é a sigla para Non-Operating Reefer, ou seja, container refrigerado fora de operação.
Ele é um container reefer, ou seja, refrigerado, que não está sendo usado, portanto, está desligado, sem o sistema de refrigeração.
A disponibilidade de um container NOR acontece quando um armador precisa reposicionar seus containers refrigerados vazios de um destino onde há excesso, para outro onde há demanda.
Para evitar que esse reposicionamento ocorra com o container vazio, ou seja, transportar um container vazio de um lado para outro, gerando somente custos, os armadores oferecem esses reefers para o transporte de cargas secas.
Porque o container NOR é uma vantagem para importadores?
O uso do container NOR na importação vem sendo cada vez mais praticado por importadores que buscam reduzir custos, pois a principal vantagem é o custo reduzido do frete.
Como ele é um container refrigerado que está sendo transportado com o motor desligado, as companhias marítimas costumam oferecê-lo por um valor mais baixo do que um container dry comum.
Para o importador, isso representa uma oportunidade real de economia, especialmente em rotas onde há excesso de reefers.
Embora não seja indicado para todo tipo de mercadoria, o container NOR pode ser usado para cargas secas e resistentes, como calçados, vestuário, peças plásticas, utensílios domésticos, entre outros.
Quais as desvantagens do container NOR para importadores?
Apesar de ser uma opção atrativa em muitos casos, o container NOR também tem suas limitações.
Embora o NOR tenha o mesmo tamanho externo de um container dry padrão, ele possui menos espaço interno disponível, por causa do isolamento térmico nas paredes, piso e teto, além do sistema de refrigeração, necessário para a função original.
Isso faz com que o volume cúbico útil, ou seja, a quantidade de carga que realmente cabe dentro do container, seja menor. Portanto, você terá um menor aproveitamento por metro cúbico.
Outro ponto importante é que o container NOR é mais pesado do que o dry, devido a seus equipamentos embutidos, como o motor de refrigeração (mesmo desligado), além das camadas de isolamento.
Esse peso extra pode ser uma desvantagem quando há limites de peso no transporte terrestre.
Mesmo desligado, o NOR ainda é um container térmico.
Isso significa que ele retém o calor interno por mais tempo — o que pode ser uma desvantagem se a carga for sensível ao calor ou se o transporte ocorrer em regiões muito quentes.
Diferente do dry, que dissipa melhor o calor, o NOR pode criar um “efeito estufa” se ficar exposto ao sol por longos períodos.
Por isso, não é recomendado para cargas frágeis, eletrônicos, alimentos ou produtos que possam ser afetados por variações de temperatura.
No que ficar atento ao contratar um container NOR para sua importação?
Apesar de ser atrativo quando está disponível, o container NOR não pode ser solicitado a qualquer momento.
Sua oferta depende do planejamento da companhia marítima — normalmente só é oferecido em rotas específicas, onde há necessidade de reposicionar reefers.
Ou seja, não dá para contar com o NOR como uma solução fixa.
Se você quiser muito um container NOR por causa da redução de custos no frete, talvez precise abrir mão do prazo esperado.
Se a origem não tiver NOR e precisar aguardar, você pode ficar por um bom tempo com a carga parada.
Então, se sua carga não tem restrições para ser transportada em um container NOR, solicite essa opção, mas sempre se assegure da disponibilidade do mesmo na origem.
Outro ponto para se ficar atento ao contratar um container NOR para sua importação é a limpeza dele, tanto na origem quanto no destino.
Antes de carregar, solicite que o container esteja devidamente higienizado e livre de odores, para que não comprometa sua carga.
Outro ponto, é o carregamento e descarregamento.
Por ter um equipamento para refrigeração, é interessante que você ateste que sua carga não irá danificar essa estrutura no momento de carregamento ou descarregamento da mercadoria.
Caso contrário, o armador pode lhe cobrar todos os danos causados.
Tenha sempre em mãos fotos e vídeos comprovando cada momento, tanto da origem quanto do destino.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu mais sobre o que é um container NOR, quais suas vantagens e também no que ficar atento ao contratar um.
Na Commex, nós prezamos por uma importação planejada, em todas as etapas. Desde a parte logística, até o desembaraço aduaneiro.
Entre em contato com nossa equipe, faça um planejamento tributário da sua importação e importe com redução de custos.